Lei do Teste da Linguinha

O que é?

Língua presa é uma alteração comum, mas muitas vezes ignorada. Ela está presente desde o nascimento, e ocorre quando uma pequena porção de tecido, que deveria ter desaparecido durante o desenvolvimento do bebê na gravidez, permanece na parte de baixo da língua, limitando seus movimentos.

O teste da linguinha é um exame que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua. No caso dos recém-nascidos, a alimentação também pode ser prejudicada e posteriormente a fala na pronuncia de alguns fonemas.

Língua presa é uma alteração comum. Caso seja detectado desde o nascimento,o bebê tem o benefício de ser tratado e orientado da melhor forma.

Duração do exame

Geralmente 10 a 15 minutos. É realizado no momento em que o bebê está chorando ou está mamando. Esse exame á realizado até 6 meses preferencialmente.

Como fazer o teste da linguinha

O teste da linguinha deve ser realizado por um profissional da área da saúde que esteja qualificado, ideal que seja um fonoaudiólogo. O exame deve ser realizado o mais cedo possível para evitar os problemas relatados, de preferência que faça o teste no primeiro mês de vida. profissional irá levantar a língua do bebê para averiguar se a língua está presa, e também observa quando o bebê estiver chorando e sugando.

O teste não tem nenhuma contraindicações. Recomenda-se que a avaliação do frênulo da língua. Existem graus variados de língua presa, por isso a importância de haver um teste que leva em consideração os aspectos anatômicos e funcionais para fazer um diagnóstico precoce. Caso tenha alguma alteração, o bebê será encaminhado para Odontopediatra para uma avaliação específica e para caso cirúrgico.