Avaliação Neuropsicológica
Entenda um pouco sobre Avaliação Neuropsicológica...
A Avaliação Neuropsicológica é o estudo detalhado das funções cognitivas e de sua relação com o comportamento humano. O processo de avaliação é frequentemente utilizado para identificar potencialidades e déficits no funcionamento cognitivo.
Diferentes testes e procedimentos padronizados de avaliação são utilizados para investigar distintos aspectos cognitivos, intelectivos e sua influência no comportamento de cada pessoa.
Alguns exemplos de aspectos investigados:
- Memória
- Atenção
- Funções executivas
- Processos linguísticos
- Funcionamento intelectivo
- Processamento visuoespacial
Como funciona?
- Estilos de aprendizagem
- Velocidade de processamento
- Funções sensorio-perceptuais
- Motivação/sintomas de validade
Aspectos psicossocias, comportamentais Durante a avaliação, cada uma dessas funções é analisada por meio de testes e tarefas neuropsicológicas, que são um conjunto de atividades que exigem do paciente um determinado desempenho. Por exemplo, na avaliação de memória, o paciente é submetido a algumas tarefas para ver se consegue aprender novas informações e se lembrar delas mais tarde. E por aí vai! Os testes e as tarefas neuropsicológicas são muito variados e é responsabilidade do neuropsicólogo escolher o que é necessário para cada paciente e cada queixa.
O último ponto que eu quero destacar é que o humor e o comportamento são elementos muito importantes numa Avaliação Neuropsicológica. O humor possui influência na cognição. Uma pessoa deprimida tem mais dificuldades cognitivas que alguém não-deprimido. Humor é energia, é disposição, por isso entender como está essa energia ao longo do tempo é fundamental. E os testes e questionários nem sempre conseguem perceber essa disposição, é essencial que o neuropsicólogo fique atento. O comportamento é uma exibição de como o cérebro está trabalhando. Entendo, portanto, que o verdadeiro propósito da neuropsicologia é passar por esses três elementos, que só andam juntos, mas que a gente cisma em tentar separar: cognição, humor e comportamento.
Etapas da Avaliação Neuropsicológica:
- Entrevista no qual é feita a coleta de informações sobre histórico de desenvolvimento do paciente, exames, encaminhamentos,etc. (se for criança, ela não precisa ir nesse dia).
- Bateria de testes: testes de atenção (concentrada, dividida e alternada), memória, linguagem, QI, velocidade de processamento, flexibilidade cognitiva, escala de estresse infantil, teste de desempenho escolar, rastreio de demência, escala de ansiedade/depressão, etc. realizados em sessões de 50 min com intervalo de 1 semana entre elas. O número de sessões depende do desempenho do paciente. Importante frisar que estes testes são para crianças a partir de 2 anos.
- Entrega do laudo após 15 dias.