Teste da Orelhinha - OEA – Triagem Auditiva Neonatal

Quando posso realizar?

Pode ser realizado 48 horas APÓS o nascimento. Ideal é ser feito até o primeiro mês de vida.

Como é o exame?

Não dói, não fura e geralmente é rapido.O bebê deve estar muito calmo, dormindo ou mamando preferencialmente. Caso contrário dificulta a realização do exame devido ao ruído que atrapalha nas respostas.

A triagem auditiva neonatal, em caráter universal, deve ser efetuada através do exame de EMISSÕES OTOACUSTICAS EVOCADAS (EOA), conhecido como “Teste da Orelhinha”, que é a resposta da cóclea ao estímulo click apresentado, que se propaga até o conduto auditivo externo, sendo captada pelo equipamento. O teste pode ser realizado preferencialmente até o primeiro mês de vida, a fim de que seja possível identificar e diagnosticar a perda auditiva até o 3º mês, para protetização auditiva até os 6 meses de idade.

Para a realização do exame, o bebê deve estar dormindo ou mamando preferencialmente. A duração do exame é de 5 a 15 minutos geralmente.

Triagem auditiva com EOA: Se no primeiro exame não conseguir respostas satisfatórias,o bebê é encaminhado ao Otorrinolaringologista e a partir disso é repetido o exame. O exame realizado pela segunda vez,apresentar ausência de resposta, o pediatra fará uma solicitação do Exame PEATE (BERA).

Esse processo de triagem neonatal na criança no primeiro mês de vida é o primeiro passo de um processo de atenção à sua saúde auditiva, sendo ele fundamental para que a criança receba o atendimento requerido à patologia apresentada, na medida temporal oportuna do desenvolvimento biopsicossocial, minimizando-se os demais prováveis problemas decorrentes.